Crédito Habitação: Qual o melhor banco? As 3 perguntas que não pode deixar de fazer.

A inflação, o aumento rápido e acentuado das taxas de juro e a dificuldade crescente na gestão dos orçamentos familiares tem preocupado as famílias portuguesas nos últimos meses. Considerando esta realidade, é natural que se questione: ''Qual o melhor banco para ter o meu Crédito Habitação?''
o melhor banco

A inflação, o aumento rápido e acentuado das taxas de juro e a dificuldade crescente na gestão dos orçamentos familiares tem preocupado as famílias portuguesas nos últimos meses.
Considerando esta realidade, é natural que se questione: ”Qual o melhor banco para ter o meu Crédito Habitação?”.  É legítimo que o faça se já tem um Crédito Habitação ou se pretende vir a ter.

    Para quem já tem um crédito habitação, é sempre importante recordar que não está obrigado a manter o seu crédito, até ao final do prazo, no seu banco. Pelo contrário. Pode e deve procurar outras alternativas e transferir o crédito, se outro banco lhe apresentar uma proposta mais atrativa.

    Para quem nunca contraiu um crédito habitação, mas pretende fazê-lo pela primeira vez, deve considerar as várias opções existentes no mercado e optar pelo banco que apresenta a melhor oferta, considerando o tipo de operação e o perfil de cliente bancário.

    Estas são as questões que deve fazer  para saber qual é o melhor banco para si:

    1. Posso contratar os seguros em seguradora externa?

    Antes de mais, precisa de saber que quando contratamos um Crédito Habitação o banco vai exigir-nos dois seguros: o seguro de vida e o seguro multirriscos (do imóvel).

    Talvez ainda não se tenha questionado sobre a quantidade de dinheiro que pode poupar a curto e longo prazo, se contratar os seguros do crédito habitação fora do banco. Habitualmente, contratar os seguros por intermédio do banco, representa na grande maioria dos casos, um impacto financeiro muito negativo. Em primeiro lugar, porque os prémios cobrados pelos bancos são normalmente muito superiores aos praticados pelas seguradoras externas e, por outro lado, o nível de proteção pode ser bastante inferior.

    Seguro de Vida, em particular, é aquele que pode representar um encargo económico mais gravoso. Embora as instituições de crédito apenas obriguem, na maioria do casos, à cobertura IAD – Invalidez Abosoluta e Definitiva, o nível de proteção recomendado pelos especialistas no ramo vida é a cobertura ITP – Invalidez Total e Permanente.

    Analisar este ponto, não se resume apenas a acautelar a nossa situação financeira no presente, trata-se também de prevenir imprevistos futuros que podem ter consequências graves, para nós e para as nossas famílias.

    Ler mais: Para que Serve o Seguro de Vida do Crédito Habitação

    Ler mais: Seguro de Vida no Crédito Habitação

    2. Quanto é que vai custar o processo de crédito?

    Outra informação importante que deve considerar é que qualquer banco vai cobrar-lhe comissões por gerir o seu processo e, por isso, este é outro dos fatores a ter em conta no momento de tomar uma decisão.

    Algumas das comissões cobradas são a comissão de dossier, avaliação, formalização, entre outras. No entanto, os valores praticados divergem de banco para banco, pelo que deve ter essa informação em conta no momento de escolher o banco que o vai financiar.

    Em processos de transferência de crédito para outro banco, muitas vezes, estes custos são suportados pelo banco para onde vai transferir o empréstimo, ficando o cliente isento total ou parcialmente do pagamento desses encargos.

    Ler mais: Custos associados à Transferência do Crédito Habitação

    Ler mais: As Vantagens em Transferir o Crédito Habitação

     

    3. O banco cobra manutenção de conta e comissões de disponibilização de cartões de débito e crédito?

    Esta é outra das preocupações que devemos ter, apesar de ser desconsiderada na maioria das vezes. Embora se possa traduzir num custo que podemos considerar reduzido, a verdade é que no final do ano este encargo pode ascender a algumas dezenas de euros.

    Neste momento, existem vários bancos que não cobram estas taxas. No entanto, este fator por si só, não determina que esteja perante a proposta mais competitiva.

    Naturalmente, há uma série de outros fatores que devemos considerar para apurar o melhor banco para contrar o nosso crédito, como:

    • O spread: esta taxa é fixada pelo banco em função do risco associado à concessão do crédito. É uma taxa negociável e pode sofrer ajustes de acordo com a subscrição das vendas associadas facultativas propostas pelo banco.
    • TAN: esta taxa resulta da soma do Spread  + Euribor (em operações a taxa variável). A Euribor, ao contrário do Spread, não é uma taxa sujeita a negociação.  
    • O prazo: há bancos que voluntariamente optam por limitar os prazos para determinado tipo de operações, nomeadamente, para operações de crédito habitação. O prazo tem um enorme impacto no montante da prestação, nos juros e, sobretudo, na taxa de esforço pelo que, deverá avaliar se o prazo proposto é o mais adequado à sua situação.

    • As vendas associadas facultativas: o banco pode propor a subscrição de determinado produto ou serviço como condição de bonificação do spread. Deve avaliar a pertinência na subscrição do produto/serviço. É provável que chegue à conclusão que a bonificação no spread não compense, a nível financeiro, o encargo que está a ser gerado com a subscrição de outros produtos.
    • Campanhas Promocionais: Não se esqueça de ter em consideração possíveis campanhas promocionais que possam estar em vigor. Por vezes os bancos, ao abrigo destas campanhas, isentam ou devolvem  aos clientes algumas comissões associadas ao crédito, ou atribuem determinado valor em cashback para que possa utilizá-lo na aquisição deprodutos ou serviços.

    Chegados aqui, talvez não tivesse tido a resposta que gostaria. Na verdade, não existe apenas um banco que possamos identificar como sendo o melhor banco para contratar o seu crédito habitação.

    Por não ser possível dar-lhe essa resposta, sem analisarmos o seu caso em particular, deixamos-lhe algumas linhas orientadoras para que possa iniciar a sua própria análise.

    É importante que compreenda, que nenhum destes fatores, isoladamente, vão fazê-lo(a) chegar a uma conclusão. Mas, quando ponderados em conjunto, vão permitir-lhe concluir qual o melhor banco para si. 

    Picture of Por Catarina S. Gonçalves, Gestora de Crédito

    Por Catarina S. Gonçalves, Gestora de Crédito

    Coloque as suas Dúvidas
    Partilhar:

    Fale com um especialista

    Picture of Catarina Gonçalves

    Catarina Gonçalves

    Especialista em Crédito Habitação

    Outros artigos

    intermediário de crédito

    Acesso à Atividade de Intermediário de Crédito (Vinculado)

    ”Estes profissionais atuam como mediadores das relações que se estabelecem entre particulares e instituições de crédito. Por se tratar de uma atividade com elevado grau de complexidade e de enorme responsabilidade, o exercício da atividade de Intermediário de Crédito só é permitida aos profissionais que demonstrem o cumprimento de várias exigências legais.”

    crédito hipotecário

    Crédito Hipotecário: O que é e para que serve?

    ”As operações de crédito hipotecário tem um enorme potencial e podem servir as mais diversas finalidades. (…) Pode sempre contar com prazos mais alargados e taxas de juro mais baixas, face ao crédito ao consumo.”

    férias

    Contrato de Trabalho a tempo Parcial: Regime de férias

    ” … o direito a férias é um direito irrenunciável, e como tal, não pode ser substituído por qualquer compensação económica ou outra, salvo nos casos previstos na lei (…) Assim, se possui um contrato a tempo parcial deverá ter atenção ao presente artigo.”

    hipoteca

    Hipoteca sobre o meu imóvel. O que significa?

    ”É inegável que os imóveis, apesar de sujeitos a uma certa volatilidade no que respeita ao preço, estão associados a uma tendencial valorização pelo mero decurso do tempo. Essa circunstância faz das garantias hipotecárias ou imobiliárias as mais sólidas e aliciantes.”

    intermediário

    Contratar um Intermediário de Crédito? Gratuitamente?

    ”Pode acreditar que, para além dos próprios bancos, não há entidade nenhuma que conheça tão bem a oferta das várias instituições bancárias, como os intermediários de crédito parceiros. As relações de parceria que os Intermediários estabelecem com as várias instituições de crédito, permite-lhes ter acesso privilegiado a informação atualizada em relação aos detalhes específicos de cada produto de crédito.”

    despedimento

    Despedimento por Justa Causa: por facto imputável ao trabalhador

    ”O despedimento de um trabalhador é sempre uma decisão difícil. Seja por resolução do próprio ou por iniciativa do empregador.
    Não basta que o trabalhador não cumpra as ordens emanadas pelo empregador, ou que tenha infringido alguma norma laboral.
    Tem sim, que existir razões estipuladas no Código do Trabalho, que justifiquem a dispensa de um colaborador. ”

    incumprimento

    As 4 Consequências do Incumprimento do Contrato Promessa

    O incumprimento do contrato-promessa de compra e venda pode ocorrer por diversas razões, como por exemplo, a perda do interesse no negócio por um ou por ambos os contraentes, a venda do imóvel a uma terceira pessoa, a reprovação do financiamento bancário, eventuais obras que demoraram mais tempo do que o previsto, entre outros fatores.

    WOOK - www.wook.pt

    Precisa de ajuda?

    Preencha os seus dados e consulte o seu e-mail.

    0%
    Nome (primeiro e último) *
    Telemóvel *
    Email *
    10%
    Em que podemos ajudar?
    Algum dos créditos é um crédito habitação?
    Algum dos créditos é um crédito habitação?
    30%
    Quem vai pedir o empréstimo? *
    90%
    É efetivo?
    Tem créditos?
    Indique o valor das suas prestações mensais:
    Crédito 1:
    Crédito 2:
    Crédito 3:
    Crédito 4:
    Tem incumprimentos no Banco de Portugal?
    1º Proponente
    É efetivo?
    Tem outros créditos?
    Indique o valor das Suas prestações mensais:
    Crédito 1:
    Crédito 2:
    Crédito 3:
    Crédito 4:
    Tem incumprimentos no Banco de Portugal?
    2º Proponente
    É efetivo?
    Tem outros créditos?
    Indique o valor das Suas prestações mensais:
    Crédito 1:
    Crédito 2:
    Crédito 3:
    Crédito 4:
    Tem incumprimentos no Banco de Portugal?

    Seguro Vida (Habitação)

    Responda a todas estas questões e consulte o seu e-mail.

    Nome (primeiro e último) *
    Telemóvel *
    Email *

    Subscreva a nossa Newsletter

    Preencha os seus dados abaixo:

    Nome (primeiro e último) *
    Telemóvel *
    Email *
    Olá! Podemos ajudar?