Crédito Habitação Bonificado a Pessoas com Deficiência

'' O Crédito Habitação Bonificado a pessoa com deficiência é uma linha de crédito sujeita a um regime especial, que determina a atribuição de condições mais vantajosas a pessoas que demonstrem ter uma incapacidade superior a 60%. Ao abrigo deste regime, os portadores de deficiência têm a possibilidade de contratar uma taxa de juro bonificada, desde que cumpridos determinados requisitos. ''
bonificado

Crédito Habitação Bonificado a Pessoa com Deficiência

 

O Crédito Habitação Bonificado a pessoa com deficiência é uma linha de crédito sujeita a um regime especial, que determina a atribuição de condições mais vantajosas a pessoas que demonstrem ter uma incapacidade superior a 60%. Ao abrigo deste regime, os portadores de deficiência têm a possibilidade de contratar uma taxa de juro bonificada, desde que cumpridos determinados requisitos.

Quem está abrangido?

São beneficiários deste regime de crédito todas as pessoas singulares:

  • Com mais de 18 anos com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% (quer tenham adquirido esse grau de incapacidade antes ou depois da contratação do empréstimo), mediante a apresentação de atestado médico de incapacidade multiuso;
  • E os militares das forças armadas com o mesmo grau de incapacidade, bastando para o efeito a apresentação do Cartão de Deficiente das Forças Armadas.
 

Quais as finalidades do Empréstimo?

Ao abrigo da Lei n.º 64/2014, de 26 de agosto, os portadores de deficiência podem recorrer a esta linha de crédito para várias finalidades, nomeadamente:

  • Aquisição, ampliação, construção e realização de obras de conservação ou beneficiação de habitação própria permanente (incluindo a aquisição de garagem individual ou de lugar de parqueamento em garagem coletiva);
  • Aquisição de terreno e construção de imóvel destinado a habitação própria permanente (incluindo a construção de garagem individual);
  • Realização de obras de conservação ordinária, extraordinária ou de beneficiação em partes comuns dos edifícios destinadas ao cumprimento das normas técnicas, exigidas por lei, para melhoria da acessibilidade aos edifícios habitacionais, por parte de proprietários de frações autónomas, que constituam a sua habitação própria permanente, e cuja responsabilidade seja dos condóminos.

 

Requisitos Especiais

Ao abrigo da mesma lei, são definidos alguns limites no que respeita às características da operação de crédito, como:

  • O montante financiado não pode ser superior ao montante de 127,27 euros (pode ter vários empréstimos ao abrigo deste regime, mas no seu conjunto não podem ultrapassar este limite);
  • O prazo máximo do empréstimo não pode ser superior a 50 anos;
  • O montante do empréstimo não pode ultrapassar 90% do valor de avaliação da habitação pela instituição de crédito;
  • O empréstimo não pode destinar-se à aquisição de imóvel propriedade de ascendentes ou descendentes do interessado;
  • Nenhum membro do agregado familiar pode possuir outro empréstimo em regime de crédito bonificado;
  • Obriga à constituição de hipoteca sobre o imóvel financiado.

 

Ónus de Inalienabilidade

Caso opte por beneficiar deste regime ficará impedido de alienar o seu imóvel (por exemplo, vender, doar, permutar) durante um período de 5 anos, a contar da data da celebração do contrato de crédito.

Esse ónus ficará obrigatoriamente registado na conservatória do registo predial e caso se verifique um ato de alienação antes do decurso daquele prazo, o beneficiário é obrigado a reembolsar a instituição de crédito do montante das bonificações, entretanto usufruídas acrescido de 10 %.

Excecionalmente, o imóvel pode ser alienado se ocorrer uma das seguintes situações:

  • Desemprego por período superior a 6 meses (desde que tenha inscrição no centro de emprego respetivo);
  • Morte do titular do crédito ou do seu cônjuge (ou unido de facto);
  • Alteração comprovada da dimensão do agregado familiar;

Em caso de mobilidade profissional (quando o novo local de trabalho se situe a uma distância não inferior a 35 km do antigo local de trabalho).

Esta modalidade de crédito tem como objetivo proteger os portadores de deficiência, permitindo-lhes um acesso facilitado ao crédito para aquisição, construção ou obras de requalificação das suas habitações próprias. As condições oferecidas são efetivamente mais vantajosas, mas sujeitas a limites específicos, sobretudo no que respeita aos montantes, prazos e rácios de financiamento. Lembre-se que as instituições de crédito, podem recusar o empréstimo, mas não podem recusar a conversão do financiamento do regime geral para o regime bonificado, caso a incapacidade venha a surgir após a formalização do empréstimo.

Outros artigos

experimental

O Regime Jurídico do Período Experimental

”O período experimental ou também designado período de prova, corresponde ao tempo inicial de execução do contrato de trabalho, durante o qual as partes apreciam o interesse na sua manutenção. Ou seja, é um período de prova em que ambas as partes se avaliam e avaliam as suas expectativas relativamente àquela nova relação contratual.”

amortizaçao

Investir ou optar pela Amortização do Crédito Habitação?

”Não há nenhum especialista em finanças pessoais que negue a importância de reduzirmos o nosso nível de endividamento. É inegável que um menor nível de endividamento significa uma melhor saúde financeira. Mas será que sempre que tem capital disponível deve ter como prioridade a amortização de um crédito, nomeadamente, o crédito habitação?”

simplex

Simplex Urbanístico: Uma via verde ao licenciamento?

” … o Simplex Urbanístico é composto por um conjunto de 26 medidas que pretendem simplificar, modernizar e inovar os serviços administrativos do Estado. Logo, com as alterações nas regras do licenciamento de obras e na reclassificação dos solos, os custos com vários processos irão sofrer alterações e ficar tendencialmente mais baixos, o que se pode afigurar como uma ajuda no acesso à habitação … ”

intermediário de crédito

Acesso à Atividade de Intermediário de Crédito (Vinculado)

”Estes profissionais atuam como mediadores das relações que se estabelecem entre particulares e instituições de crédito. Por se tratar de uma atividade com elevado grau de complexidade e de enorme responsabilidade, o exercício da atividade de Intermediário de Crédito só é permitida aos profissionais que demonstrem o cumprimento de várias exigências legais.”

crédito hipotecário

Crédito Hipotecário: O que é e para que serve?

”As operações de crédito hipotecário tem um enorme potencial e podem servir as mais diversas finalidades. (…) Pode sempre contar com prazos mais alargados e taxas de juro mais baixas, face ao crédito ao consumo.”

férias

Contrato de Trabalho a tempo Parcial: Regime de férias

” … o direito a férias é um direito irrenunciável, e como tal, não pode ser substituído por qualquer compensação económica ou outra, salvo nos casos previstos na lei (…) Assim, se possui um contrato a tempo parcial deverá ter atenção ao presente artigo.”

hipoteca

Hipoteca sobre o meu imóvel. O que significa?

”É inegável que os imóveis, apesar de sujeitos a uma certa volatilidade no que respeita ao preço, estão associados a uma tendencial valorização pelo mero decurso do tempo. Essa circunstância faz das garantias hipotecárias ou imobiliárias as mais sólidas e aliciantes.”

WOOK - www.wook.pt

Precisa de ajuda?

Preencha os seus dados e consulte o seu e-mail.

0%
Nome (primeiro e último) *
Telemóvel *
Email *
10%
Em que podemos ajudar?
Algum dos créditos é um crédito habitação?
Algum dos créditos é um crédito habitação?
30%
Quem vai pedir o empréstimo? *
90%
É efetivo?
Tem créditos?
Indique o valor das suas prestações mensais:
Crédito 1:
Crédito 2:
Crédito 3:
Crédito 4:
Tem incumprimentos no Banco de Portugal?
1º Proponente
É efetivo?
Tem outros créditos?
Indique o valor das Suas prestações mensais:
Crédito 1:
Crédito 2:
Crédito 3:
Crédito 4:
Tem incumprimentos no Banco de Portugal?
2º Proponente
É efetivo?
Tem outros créditos?
Indique o valor das Suas prestações mensais:
Crédito 1:
Crédito 2:
Crédito 3:
Crédito 4:
Tem incumprimentos no Banco de Portugal?

Precisa de ajuda?

Preencha os seus dados e receba um contacto por parte da nossa equipa:

Nome *
Telemóvel *
Email *

Subscreva a nossa Newsletter

Preencha os seus dados abaixo:

Nome (primeiro e último) *
Telemóvel *
Email *
Olá! Podemos ajudar?