Como Renegociar o Crédito Habitação? Em 3 passos.

Começar por renegociar o crédito habitação, pode ser uma boa estratégia para reduzir os nossos encargos mensais e para poupar dinheiro a longo prazo.
renegociar o crédito habitação

Os custos relacionados com a Habitação são, em regra, a categoria que mais peso tem no orçamento das famílias portuguesas, representando cerca de 30% dos seus gastos mensais.

Os custos relacionados com a habitação incluem: custos de manutenção do imóvel, impostos anuais como o IMI, despesas de eletricidade, gás, água e telecomunicações, prémios dos seguros de vida e multirriscos e ainda a prestação do crédito habitação.

Quando o objetivo é reduzir os encargos mensais, renegociar o crédito habitação pode ser uma boa estratégia  para poupar muito dinheiro a curto, médio e longo prazo.

E deve estar a questionar-se quais serão os passos que deve dar para conseguir obter uma poupança significativa no seu orçamento familiar e conseguir finalmente renegociar o crédito habitação que tem em curso. 

 

    1.Conhece as suas condições atuais?

    O primeiro passo para iniciar este processo é fundamental: precisa de conhecer em detalhe as condições que contratou com o seu banco.

    Consulte a escritura que assinou com o banco, pois lá vai encontrar toda a informação sobre as condições do empréstimo, tais como o montante financiado, a taxa de juro aplicável, a duração , o valor das prestações e as vendas associadas facultativas a que está sujeito.

    Se tiver dúvidas , pode sempre dirigir-se presencialmente ao seu balcão e pedir o suporte do seu gestor de conta. Em alternativa, pode entrar em contacto com o seu banco, através dos canais digitais disponíveis de atendimento ao cliente, como o telefone, o e-mail ou o chat online ou contar com o apoio de um Intermediário de Crédito.

    2.Fale com o seu banco!

    Depois de conhecer as condições associadas ao seu contrato, está em condições para tentar renegociar o crédito habitação com o seu banco. O seu gestor pode apresentar-lhe algumas alternativas para melhorar as condições do seu empréstimo, nomeadamente:

      • Redução da taxa de juro: Uma das principais alternativas que o banco lhe pode oferecer é uma redução da taxa de juro, o que pode diminuir significativamente o valor das suas prestações mensais e o custo total do empréstimo no final do prazo.
      • Alteração do prazo do empréstimo: O banco também pode propor a alteração do prazo do empréstimo, de forma a aumentar ou reduzir o tempo que terá para pagar o empréstimo. Se a sua situação financeira mudou, pode ser interessante prolongar o prazo do empréstimo para reduzir o valor das prestações mensais. No entanto, esta solução, apesar de lhe permitir um folga mensal no seu orçamento, terá um impacto financeiro negativo a longo prazo, uma vez que pagará mais em juros. Se, pelo contrário, tiver uma capacidade financeira superior à que tinha quando contratou o crédito, pode ser vantajoso encurtar o prazo do empréstimo para poupar nos juros.
      • Alteração do tipo de taxa de juro: Se tiver um empréstimo com taxa de juro variável, o banco pode propor uma alteração para uma taxa fixa ou mista, o que pode proporcionar mais estabilidade e previsibilidade ao seu orçamento.
      • Alteração do indexante: Associada à alteração do tipo de taxa de juro, em alguns casos, pode também estar associada uma alteração ao indexante do seu empréstimo, ou seja, a taxa de referência que é utilizada para calcular a taxa de juro. A Euribor é, de longe, o indexante mais utilizado atualmente na contratação de créditos habitação em Portugal, mas pode considerar outros.
      • Rever as vendas associadas facultativas: As vendas associadas facultativas são produtos ou serviços adicionais que o banco propõe ao cliente no momento da contratação que podem resultar numa bonificação das taxas de juro (por exemplo, os seguros). A subscrição destes produtos/serviços pode representar um custo adicional para o cliente e, por isso, é importante avaliar se é compensatória a manutenção desse serviço e qual o impacto do cancelamento dessas subscrições. No caso dos seguros deve avaliar a possibilidade de os transferir para uma seguradora externa que lhe ofereça custos reduzidos e coberturas superiores.
      • Amortização Antecipada: Se tiver capital disponível, e tendo sempre em conta os seus objetivos financeiros, deve ponderar amortizar parte do capital em dívida, que irá determinar uma diminuiçao imediata na redução da sua prestação;
       

      3. Pondere a Transferência do seu Crédito para outro Banco

      Depois de entrar em contacto com o seu banco e perceber quais as condições que tem para lhe oferecer, não deixe de procurar soluções junto de outras entidades. Renegociar o crédito habitação com outros bancos pode revelar-se a solução mais adequada porque, muito provavelmente, vai encontrar alternativas mais vantajosas.

      Esteja atento(a) às condições praticadas pela concorrência uma vez que podem revelar-se bastante mais atrativas do que outra proposta que lhe possa ser apresentada, sobretudo, se tievr intenção de pedir capital adicional para obras, por exemplo.

      Nas operações de transferência de crédito, o que acontece é que o banco para onde vai transferir o empréstimo, vai liquidar o seu capital em dívida junto do banco onde atualmente tem o seu crédito. Posteriormente, passará a pagar as prestações mensais ao banco para onde vai transferir o crédito, com as novas condições.

      Atualmente, os bancos mais competitivos, suportam todos os custos inerentes a este tipo de processos por isso, o cliente bancário não tem que suportar qualquer encargo para beneficiar de condições mais competitivas.

      Ler mais: As Vantagens em Transferir o Crédito Habitação

      Ler mais: Custos associados à Transferência do Crédito Habitação 

       

      Picture of Por Catarina S. Gonçalves, Gestora de Crédito

      Por Catarina S. Gonçalves, Gestora de Crédito

      Coloque as suas Dúvidas
      Partilhar:

      Fale com um especialista

      Picture of Catarina Gonçalves

      Catarina Gonçalves

      Especialista em Crédito Habitação

      Outros artigos

      intermediário de crédito

      Acesso à Atividade de Intermediário de Crédito (Vinculado)

      ”Estes profissionais atuam como mediadores das relações que se estabelecem entre particulares e instituições de crédito. Por se tratar de uma atividade com elevado grau de complexidade e de enorme responsabilidade, o exercício da atividade de Intermediário de Crédito só é permitida aos profissionais que demonstrem o cumprimento de várias exigências legais.”

      crédito hipotecário

      Crédito Hipotecário: O que é e para que serve?

      ”As operações de crédito hipotecário tem um enorme potencial e podem servir as mais diversas finalidades. (…) Pode sempre contar com prazos mais alargados e taxas de juro mais baixas, face ao crédito ao consumo.”

      férias

      Contrato de Trabalho a tempo Parcial: Regime de férias

      ” … o direito a férias é um direito irrenunciável, e como tal, não pode ser substituído por qualquer compensação económica ou outra, salvo nos casos previstos na lei (…) Assim, se possui um contrato a tempo parcial deverá ter atenção ao presente artigo.”

      hipoteca

      Hipoteca sobre o meu imóvel. O que significa?

      ”É inegável que os imóveis, apesar de sujeitos a uma certa volatilidade no que respeita ao preço, estão associados a uma tendencial valorização pelo mero decurso do tempo. Essa circunstância faz das garantias hipotecárias ou imobiliárias as mais sólidas e aliciantes.”

      intermediário

      Contratar um Intermediário de Crédito? Gratuitamente?

      ”Pode acreditar que, para além dos próprios bancos, não há entidade nenhuma que conheça tão bem a oferta das várias instituições bancárias, como os intermediários de crédito parceiros. As relações de parceria que os Intermediários estabelecem com as várias instituições de crédito, permite-lhes ter acesso privilegiado a informação atualizada em relação aos detalhes específicos de cada produto de crédito.”

      despedimento

      Despedimento por Justa Causa: por facto imputável ao trabalhador

      ”O despedimento de um trabalhador é sempre uma decisão difícil. Seja por resolução do próprio ou por iniciativa do empregador.
      Não basta que o trabalhador não cumpra as ordens emanadas pelo empregador, ou que tenha infringido alguma norma laboral.
      Tem sim, que existir razões estipuladas no Código do Trabalho, que justifiquem a dispensa de um colaborador. ”

      incumprimento

      As 4 Consequências do Incumprimento do Contrato Promessa

      O incumprimento do contrato-promessa de compra e venda pode ocorrer por diversas razões, como por exemplo, a perda do interesse no negócio por um ou por ambos os contraentes, a venda do imóvel a uma terceira pessoa, a reprovação do financiamento bancário, eventuais obras que demoraram mais tempo do que o previsto, entre outros fatores.

      WOOK - www.wook.pt

      Precisa de ajuda?

      Preencha os seus dados e consulte o seu e-mail.

      0%
      Nome (primeiro e último) *
      Telemóvel *
      Email *
      10%
      Em que podemos ajudar?
      Algum dos créditos é um crédito habitação?
      Algum dos créditos é um crédito habitação?
      30%
      Quem vai pedir o empréstimo? *
      90%
      É efetivo?
      Tem créditos?
      Indique o valor das suas prestações mensais:
      Crédito 1:
      Crédito 2:
      Crédito 3:
      Crédito 4:
      Tem incumprimentos no Banco de Portugal?
      1º Proponente
      É efetivo?
      Tem outros créditos?
      Indique o valor das Suas prestações mensais:
      Crédito 1:
      Crédito 2:
      Crédito 3:
      Crédito 4:
      Tem incumprimentos no Banco de Portugal?
      2º Proponente
      É efetivo?
      Tem outros créditos?
      Indique o valor das Suas prestações mensais:
      Crédito 1:
      Crédito 2:
      Crédito 3:
      Crédito 4:
      Tem incumprimentos no Banco de Portugal?

      Subscreva a nossa Newsletter

      Preencha os seus dados abaixo:

      Nome (primeiro e último) *
      Telemóvel *
      Email *
      Olá! Podemos ajudar?